11 setembro 2012

Belíssima apresentação da escola no desfile cívico de 7 de setembro


       
        A EEEP Adriano Nobre compreende o desfile da Independência como uma oportunidade de estender a toda a comunidade o trabalho que vem realizando. Por essa razão, pelo 4º ano consecutivo, participou desse momento cívico.
Neste ano, o desfile teve como tema gerador “É através da educação, de valores morais, éticos e religiosos que se constrói uma sociedade de paz.”. Sua escolha deve-se à situação vivenciada nos últimos dias no município: uma série de crimes em poucos dias. A apresentação cidadã possibilitou a ampliação da reflexão acerca das causas e possíveis soluções para a problemática que foi tema de muitas discussões em sala de aula.
A seguir, texto da apresentação da escola:
A Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, inaugurada em 9 de março de 2009, iniciou suas atividades atendendo a três turmas com um total de cento e trinta e cinco alunos distribuídos nos cursos de Enfermagem, Informática e Turismo. Hoje conta com 269 alunos, que se profissionalizam em Comércio, Redes de Computadores, Enfermagem, Informática e Turismo, sob a gestão de Silvandira Mesquita, Lenilda Vaz e Evangelista Maia Cruz que junto com os educadores reafirmam a missão desta instituição perante todos, que é GARANTIR AOS JOVENS DA REDE PÚBLICA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO REGULAR, DE MODO A TORNÁ-LOS CIDADÃOS PRODUTIVOS, QUE SAIBAM EMPRESARIAR SUAS COMPETÊNCIAS E, CONSEQUENTEMENTE DA SOCIEDADE, através de valores como a ÉTICA, EXCELÊNCIA, EQUIDADE, SOLIDARIEDADE, RESPONSABILIDADE, CONFIANÇA, com o propósito de ser uma INSTITUIÇÃO ACOLHEDORA QUE PRIMA PELO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO, TORNANDO-O PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA VIDA.
A referida escola inicia agora seu quarto desfile cívico, e para este ano traz o seguinte tema:
É ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, DE VALORES ÉTICOS, MORAIS E RELIGIOSOS QUE SE CONSTRÓI A CULTURA DA PAZ.
O primeiro pelotão, formado pelos alunos do 3º ano do curso técnico em enfermagem, lembram que a PAZ: PALAVRA PEQUENA, MAS QUE VALE UMA VIDA. Deve começar em casa, com os valores vivenciados em família como o respeito e o amor compartilhado entre pais e filhos. A escola trabalha também esse valor através do projeto Geração da paz, que fortalece o que foi plantado no meio familiar e direciona o aluno para uma vivência de harmonia crescente com foco em uma sociedade pacífica e feliz.
Os alunos do curso técnico em Turismo trazem um apelo a sociedade: PARE! VEJA! SENSIBILIZE-SE COM OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE ESTÃO AO SEU REDOR. Pois como é possível vivenciar a paz em meio à violência gerada por tantas mazelas? É preciso maximizar as boas oportunidades para gerar um desenvolvimento contínuo, para isso a solidariedade para com os mais necessitados é fundamental. A escola Adriano Nobre, trabalha a solidariedade através de vários projetos, mas lembramos aqui a sexta-solidária, onde cada família doa um quilo de alimento não perecível para a formação de cestas que são doadas a famílias carentes da comunidade.
Somos todos diferentes e essa diferença é a riqueza humana que nos faz preciosos e raros. O pelotão que agora vemos desfilar nos lembra que precisamos nos libertar do BULLING: VEJA O OUTRO COMO DIFERENTE, NÃO COMO ANORMAL, é o apelo desses alunos do 2º ano do curso técnico em redes de computadores, que trabalham a inclusão digital através de um projeto de alfabetização digital para as mães da comunidade que desejam se apropriar das novas tecnologias como a Informática e a internet. É a diferença que nos faz joias raras no tesouro da criação e é o respeito mútuo que nos move a uma sociedade de paz.
Os alunos do curso técnico em Informática do 3º ano, nos lembram que COM A GARANTIA DOS DIREITOS E O CUMPRIMENTO DOS DEVERES, CONSTRUIREMOS UMA SOCIEDADE DE PAZ. E o primeiro passo para essa construção é conhecer esses direitos e deveres, para isso a escola promove o projeto de direitos Humanos na Escola, onde educadores e educandos tomam conhecimento de algumas leis e decretos e abrem espaço para as rodas de conversa com o poder judiciário e outros setores pertinentes ao conhecimento da ordem social, afinal é no despertar da cidadania que se faz uma sociedade de justiça e paz.
O homem foi feito para se movimentar e criar, A CULTURA, O ESPORTE E O LAZER ALIADOS À EDUCAÇÃO PROMOVE A PAZ E GARANTE O FUTURO DA NAÇÃO, por isso os alunos do curso técnico em redes de computadores do 1º ano, nos lembram que a união no esporte, o trabalho em equipe e o respeito mútuo por cada jogador é o foco dos projetos esportivos da escola. Muito mais que vencer no jogo, a escola Adriano Nobre deseja integrar e harmonizar valores morais à sociedade na qual está inserida.
E esta integração perpassa pelo MEIO AMBIENTE: VAMOS CUIDAR DO AMBIENTE INTEIRO: SOCIAL, MENTAL, AMBIENTAL E INTEGRAL. A SOLUÇÃO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS! Cada segmento da sociedade fazendo a sua parte, em breve teremos um todo mais integrado, pleno, com condições mínimas de moradia, saúde, educação, trabalho, em um ambiente integrado a natureza, onde seus recursos serão usados de forma sustentável e equilibrada, para isso a ecologia mental se faz presente lembrando que o direito de ser, não pode ser superado pelo dever de respeitar. Esse é o recado dos alunos do 1º ano do curso técnico em comércio.
O pelotão que vemos agora é da turma do curso técnico em enfermagem, 2º ano, que vem ressaltar: A ESSÊNCIA DA RELIGIÃO É QUE ELA TEM O PODER DE EXPLICAR TUDO, PROMOVER A PAZ E TRANSFORMAR O MUNDO. Somos seres espiritualizados e não podemos negligenciar essa natureza, mas vivê-la com fé, significa respeitar todas as crenças, valorizar todas as manifestações de amor ao próximo, pois Deus está em cada ser vivo, dessa forma promovemos a paz em todos os relacionamentos, antes de cada aula, de cada ação dentro da escola invocando sempre a palavra de Deus em nosso meio, cultivando em nosso coração um sincero desejo pela paz.
Encerrando o desfile vemos agora os educadores da escola Adriano Nobre, que vivenciam a realidade segundo Augusto Cury, de que EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA e os frutos que estes educadores esperam colher é uma sociedade equilibrada, justa, com mais oportunidades de sucesso e com muita integração entre os responsáveis pela formação dos educandos. Que elas possam se concretizar através do esforço mútuo de acompanhar essa nova geração a um destino mais feliz e seguro, com mais oportunidades de desenvolvimento social e com uma espiritualidade voltada para a igualdade e a paz.
A EEEP Adriano Nobre parabeniza a todos os educadores e estudantes por mais um ano exercerem seu patriotismo com tanto empenho e altruísmo.


 


Um comentário:

  1. Os educadores da EEEP Adriano Nobre se sentem felizes em ensinar alunos tão dedicados e responsáveis, como esses! Desejamos a todos os educandos muito sucesso!

    ResponderExcluir

 

Assine a nosso Email

Contacte o nosso Email

Email : adrianonobre@escola.ce.gov.br

javascript:;